As Letras das Músicas

do repertório de André Rieu

47 – Plaisir d'Amour

 

Letra e música: Jean Paul Egide Martini (31/08/ 1741, em Freystadt, Alemanha – 10/02 / 1816, em Paris).

Martini, um compositor de música clássica, cujo nome verdadeiro era Johann Paul Ägidius Martin ou Johann Paul Ägidius Schwarzendorf, também era chamado de Martini Il Tedesco. Ele é mais conhecido principalmente por ter composto a popular e romântica "Plaisir d'Amour".

Nasceu em Freystadt na Baviera. Frequentou uma escola jesuíta onde atuou como organista aos dezesseis anos. Em seguida, foi estudar filosofia em Freiburg im Breisgau, mas logo abandonou os estudos para se dedicar à música que lhe interessava mais. Ele adotou o sobrenome Martini depois de se mudar para a França ainda jovem, e lá estabeleceu uma carreira de sucesso como músico da corte. Sua carreira tomou um rumo decisivo depois que se mudou para Paris, onde compôs a maioria das marchas militares e óperas. Como fazia concertos diretamente para a Rainha, adaptou-se aos novos regimes da Revolução Francesa , e depois escreveu músicas para o casamento de Napoleão. Em 1764, casou-se com Marguerite Camelot. Sua ópera L'amoureux de quinze ans , escrita em 1771 foi de enorme sucesso, e ainda, sua altamente popular musica religiosa combinava aspectos antigos com modernos teatrais, e suas canções como " Plaisir D'Amour " (composta em 1784), foram de enorme influência. Em 1788 foi nomeado superintendente de música do rei e chefe da música religiosa. Em 1800 tornou-se professor de composição no Paris Conservatoire.

Fonte: wikipedia

"Plaisir d'Amour”

Plaisir d'amour ne dure qu'un moment

Chagrin d'amour dure toute la vie

Tu m'as quittée pour la belle Sylvie

Elle te quitte pour un autre amant

Plaisir d'amour ne dure qu'un moment

Chagrin d'amour dure toute la vie

Tant que cette eau coulera doucement


Vers ce ruisseau qui borde la prairie

Je t'aimerai, te répétait Sylvie

L'eau coule encore, elle a changé pourtant.

Plaisir d'amour ne dure qu'un moment

Chagrin d'amour dure toute la vie .

Há dois momentos memoráveis da JSO, na apresentação dessa belíssima peça de Martini, que podem ser conferidos nos DVDs “Romantic Moments”, gravado na ilha de Majorca, na Espanha, e “Ich tanze mit dir in den Himmel hinein”, gravado no teatro Semperopera em Dresden, Alemanha, em um ótimo dueto da nossa Carmen Monarcha com a Mirusia Louwerse.